A Norma Regulamentadora 13, ou NR13, é uma norma que regulamenta a segurança no trabalho para caldeiras, vasos de pressão e outros equipamentos similares, no Brasil. Ela foi criada com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que lidam com estes equipamentos no ambiente de trabalho.
A NR13 é uma norma abrangente e rigorosa que estabelece requisitos técnicos e administrativos para a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e uso de caldeiras, vasos de pressão e outros equipamentos similares. Ela é fundamental para garantir a segurança de todos os trabalhadores que lidam com estes equipamentos, e sua aplicação é uma obrigação legal para todas as empresas que utilizam estes equipamentos.
Quando falamos de equipamentos que operam sob pressão, podemos esperar uma alta resistência pois caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos são equipamentos construídos com um alto coeficiente de segurança, quando se leva em consideração códigos pertinentes em suas construções.
O problema começa quando observamos que o equipamento sai de fábrica em perfeito estado de acordo com que foi dimensionado, porém, a partir do primeiro funcionamento já se inicia o desgaste natural. Como a integridade do equipamento está diretamente ligada à espessura de suas paredes, uma série de fatores irão contribuir para a diminuição delas.
Além do uso normal, o regime de trabalho, tratamento dos fluidos de processo e erros de manutenção contribuem para a aceleração do desgaste, e como não existe hoje instrumentos que acompanhem este evento precisamos realizar medições de maneira periódica ou em determinados eventos para certificação de que o equipamento está em condições de funcionamento.
Por isso acompanhar a condição de degradação dos equipamentos através de inspeções é imprescindível.
Aqui, apresentamos nossos serviços especializados em NR13, para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e uso de caldeiras, vasos de pressão e outros equipamentos similares.
Como especialistas em NR13, nós entendemos a importância de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos com estes equipamentos. Por isso, oferecemos serviços de inspeção inicial, inspeção periódica, inspeção extraordinária e inspeção de integridade para garantir que sua empresa cumpra rigorosamente todas as normas regulamentadoras.
Abrange todos os equipamentos abordados pela NR 13. Nela apontamos o norte da instalação do equipamento, abordando toda a necessidade construtiva para recepcionar o equipamento, conferência dimensional atestando que o que foi solicitado é o mesmo que o entregue, realização de testes de estanqueidade e conferência de itens normativos.
É esta Inspeção que acompanha a degradação natural do equipamento no intuito de atestar que ele possui características que o permitam trabalhar dentro da PMTA (pressão máxima de trabalho admissível).
É realizado as calibrações dos instrumentos de segurança como válvulas, manômetros e pressostatos. Cada equipamento em função de suas características possui uma periodicidade para realização desta inspeção, que pode ser anual ou de 4 em 4 anos.
Deve ser realizada sempre que algo “extraordinário” acontecer no equipamento, algo como um acidente físico, uma operação fora dos limites de segurança no que se diz respeito a pressão e temperatura, alguma manutenção em pontos que possam abalar a estrutura, entre outros.
Em caso de substituição de partes como chapas, tampos e outros pontos, deve ser precedida de um P.A.R. (projeto de alteração e reparo), que é um documento que comprova que a manutenção seguiu aspectos construtivos semelhantes ou superiores aos requeridos por fábrica.
É a única que acontece em caldeiras. As mesmas, no ano subsequente ao completarem 25 anos, devem ser submetidas a uma inspeção de integridade física, que atesta a integridade construtiva e fornecerá uma previsão de tempo de vida remanescente.
As inspeções garantirão a segurança no funcionamento dos equipamentos abrangidos pela norma, mas mesmo com todas as inspeções a segurança não seria completa sem operadores devidamente capacitados, por isso a NR13 estabelece a ministração de 2 treinamentos para operadores que operem unidades de processo que possuam vasos de categoria I ou II
O Curso de Segurança na Operação de Caldeiras tem como objetivo capacitar profissionalmente, atendendo às necessidades da empresa e aos requisitos da legislação NR 13.
O treinando será familiarizado com o equipamento, suas características e restrições, para que possa operá-lo com segurança e eficiência, evitando acidentes e prolongando a vida útil do equipamento. O objetivo é formar profissionais capacitados e seguros na operação de caldeiras.
Nosso treinamento tem 40 horas teóricas e até 60 horas práticas, para capacitar o operador em todo o conhecimento mínimo para superar todos os desafios que uma operação segura exige.
Uma vez que vasos de pressão seja todo e qualquer recipiente com fluido com pressão diferente da atmosférica e que se enquadra nas especificações de pressão, volume e fluidos estabelecidos pelo ministério este treinamento pode ser bem abrangente desde simples compressores até modernas torres de destilação fracionadas.
Este treinamento só necessita ser realizado para operadores que operem unidades de processo que possuam vasos de categoria I ou II.
Não deixe a segurança de sua equipe nas mãos de amadores, escolha a AVF Engenharia.